Foto: Leonardo Aversa

 

Presidente: José Carlos Monassa Bessil                                Carnavalesco: Mauro Quintaes

 

HISTÓRICO DO ENREDO

Mauro Quintaes

 

A Unidos do Viradouro honrosamente ergue seu pavilhão vermelho e branco, abre suas cortinas e traz para a Marquês de Sapucaí a grande Bibi Ferreira. Estrela de primeira grandeza, habituada aos grandes palcos do mundo, desta vez ela interpretará um personagem diferente: será a Prima Donna da ópera do povo, a protagonista do maior espetáculo da terra, contada e cantada em cores, formas, versos e movimentos, ao som de uma orquestra de pandeiros, surdos, tamborins e repeniques entoando em forma de samba um "Bravo, Bibi"!

Devemos registrar que para abranger toda a carreira da artista não bastaria apenas um, mas, vários desfiles. Por isso, resolvemos apresentar os principais momentos dos seus 60 anos de profissão. Seja nos palcos, na TV, no cinema, encenando grandes musicais e celebrando divas da canção internacional, Bibi é símbolo da criatividade do nosso povo, que apesar das dificuldades, insiste em reafirmar o seu valor.

É essa história de amor à ribalta que a Viradouro vai levar para a Sapucaí. Através do samba, o povo canta a nobre arte de Bibi Ferreira, herdeira do talento de um dos maiores atores do nosso país: o grande Procópio Ferreira.

JUSTIFICATIVA

É com muita honra que a vermelho e branco de Niterói, escola de tantas glórias e conquistas, torna-se veículo desta celebração, em mais um ato dos muitos que ainda virão no decorrer da vitoriosa trajetória desta diva. A partir desta homenagem, o carnaval passa a contar com mais uma personalidade a pertencer à seleta constelação de artistas consagrados na maior festa popular do mundo. Este desfile foi idealizado e desenvolvido com a intenção de prestar uma justa e emocionada homenagem da Unidos do Viradouro, em nome de todo o povo brasileiro, a essa grande estrela que leva ao país o riso e a lágrima contidos em cada gesto, cada expressão.

Mauro Quintaes - Carnavalesco


ABERTURA

"O teatro consagrou e pede passagem

A Viradouro, meu amor, faz a homenagem"

Comissão de Frente

 

A Viradouro abre seu desfile com quinze integrantes, dos quais quatorze representam mestres de cerimônia, com fantasias em degradê, inspiradas nas roupas usadas por Molière. A décima-quinta componente é uma criança, representando Bibi Ferreira.

 

Nos tempos do dramaturgo, a França vivia o esplendor da corte do Rei Sol, Luís XIV. Era o apogeu das cores e dos cetins. Da pompa e do luxo dos salões de Versailles. O teatro de Molière alimentava sonhos e distraía mentes. Zombava da sociedade francesa no século XVII, ao mesmo tempo em que inaugurava uma nova fase da ribalta, influenciando artistas mundo afora.

É com esta exuberante evocação ao teatro que a Viradouro começa o seu desfile. Na mão, os componentes trazem o tradicional cajado utilizado pelo dramaturgo para anunciar o início da encenação das suas peças. Entre eles baila a pequena Bibi, cuja infância foi alimentada pelo sonho da ribalta.

Anos mais tarde, já atriz consagrada, Bibi reencontraria Molière através de um dos seus mais famosos textos: "O Avarento". Nesse espetáculo, dirigiu o próprio pai, o grande Procópio Ferreira, tornando-se um dos seus maiores sucessos de público e de crítica.

 

Alegoria Nº 1 – Carro Abre-Alas

"Abram as cortinas que o show vai começar"

O carro abre-alas traz elementos do teatro universal, reproduzindo uma boca-de-cena ornamentada com estátuas, lustres e todo o universo que invadiu o imaginário da pequena Bibi. Nesta alegoria a Viradouro busca reconstituir o imaginário teatral e os elementos que a fascinaram desde o início da carreira até a consagração na avenida. No centro da alegoria serão encenados trechos da peça "O Avarento", dando prosseguimento à idéia que  inspirou a comissão de frente e resgatando uma das principais obras da carreira da homenageada. 

Ala 01 – Comunidade I - Teatro Italiano 

O teatro italiano apresenta-se como um dos mais importantes da história, inclusive pela contribuição da Comedia Del’Arte ao teatro universal. Influenciou autores e escolas, e seus personagens invadiram as festas populares e o imaginário de muitas gerações. Foram elementos que fizeram brilhar mais intensamente as luzes da ribalta nos olhos da pequena Abigail Izquierdo Ferreira, a nossa Prima Donna, Bibi Ferreira.

 

Ala 02 – Beijo na Boca - Teatro Espanhol 

 

 

Nos primeiros anos de vida, Bibi seguiu com a mãe a Companhia Velasco, um grupo de teatro de revista espanhol, que apresentou à precoce menina as primeiras notas musicais e, sob os passos da vibrante dança flamenca, ela pisou vários palcos pelo mundo afora.

Foto:

Ala: Beijo na Boca

Representação: Teatro Espanhol

 

Clique para fechar a janela

 

O histórico do enredo foi gentilmente enviado pelo pesquisador  Gustavo Melo

Obrigada, Gustavo.

 

Os elementos que decoram esta página foram criados por Angela

 

Todo o material encontrado em "Bibi Ferreira e Edith Piaf" foi cedido, criado ou pesquisado  para uso restrito (e sem fins lucrativos) no site acima citado. É proibida a retirada ou reprodução de  qualquer material escrito ou fotografado, assim como de elementos gráficos concebidos com exclusividade para essas páginas. Todavia, se eventualmente for encontrado algum material que possa ser identificado por terceiros, daremos o crédito devido, mediante comunicado e apresentação das devidas provas.

Copyright © 2001 by bibi-piaf.com ® 

Todos os direitos reservados