Teatro será o grande festejado na avenida na opinião de Bibi Ferreira


Bibi Ferreira, que já viveu Amália e Piaf no teatro, desta vez será apenas ela mesma, uma das grandes divas do teatro brasileiro, no enredo da Unidos do Viradouro em 2003. Nascida sob as luzes da ribalta, a atriz e diretora, que completou 80 anos este mês, terá a sua trajetória profissional de seis décadas de palco resumida em montagem popular a ser assistida, certamente, pelo maior público.

Dizendo-se muito feliz com a lembrança da escola de samba, Bibi ressalta que o enredo vai ser um reconhecimento da luta de todos os que fazem teatro no país.



Carnavalesco comemora enredo não patrocinado



Segundo o carnavalesco Mauro Quintaes, o tributo à atriz é mais do que justo e um motivo de ansiedade para ele.          Mauro Quintaes

— Há quatro anos faço enredos patrocinados. Trabalhar com liberdade para criar é como voltar à academia. Sinto-me como se os meus músculos estivessem doloridos na volta desse exercício. Estou também muito orgulhoso de realizar uma festa que entrará para a biografia de Bibi — comenta o carnavalesco, que está preparando a sinopse.



No enredo “Viradouro canta e conta Bibi — uma homenagem ao teatro brasileiro”, o público vai assistir a uma narrativa linear da trajetória da atriz. Ela estreou no palco do Teatro Serrador, ao lado do pai, Procópio Ferreira, em 1940, encenando “La locandiera”, de Goldoni. Suas personagens mais marcantes são Amália Rodrigues, a portuguesa vendedora de flores que virou sinônimo do fado, e a cantora francesa Edith Piaf. Sem esquecer a memorável atuação da atriz em “Gota d’água”, o consagrado texto criado por Chico Buarque de Hollanda e Paulo Pontes.

A Viradouro, por sua vez, não fazia um enredo exaltando uma personalidade desde 1999, quando cantou Anita Garibaldi. Depois de passar pelo Salgueiro, Quintaes está de volta à escola na qual foi assistente de Max Lopes e de Joãosinho Trinta. E terá a oportunidade de fazer o que mais gosta, ou seja, transportar o teatro para a avenida em seus carros alegóricos.

A vermelho-e-branco será a quarta escola a desfilar na Marquês de Sapucaí no domingo de carnaval, dia 2 de março.

 

Flávia Duarte - O Globo - Niterói

Rio, 29 de Junho de 2002

Clique para fechar

Os elementos que decoram esta página foram criados por Angela

 

Copyright © 2001 by bibi-piaf.com ® 

Todos os direitos reservados