Por Munir Zalaf (Jorge Nepomuceno)
Presidente da Academia Bauruense de Letras

 

BIBI FERREIRA – A ENCANTADA



Há muitos anos venho tentando fazer das palavras escritas a minha arte; já gravei prosas e versos; livros, jornais, revistas, rádios, televisão, computador, já se abriram para a minha ousadia. Bibi Ferreira!...É preciso mais do que coragem para escrever a seu respeito. Como desenhar com palavras uma mulher encantada? Por ter sido seu parceiro nos palcos e sob sua direção, escrevo com absoluta certeza do seu incomparável poder de comunicação, do seu extraordinário talento para alegrar e comover pessoas. A cada peça que representávamos, "Lolita", "O Noviço", "Beija-me e verás", "Madame Bovary" e outras em que participei, não éramos apenas artistas; éramos satélites em torno da grande estrela; éramos platéia também, aplaudindo a atriz encantada. Hoje, apesar dos anos idos, quando minha memória navega nas ondas das lembranças e revive o meu mundo nos palcos e bastidores, a presença de Bibi Ferreira é viva com todo o seu encantamento. A Atriz, a Diretora, lapidava os seus espetáculos em todos os seus aspectos particulares; a jóia refulgia contagiando todo o universo da Arte.
"Será que esta é a minha casa?!" Era a fala que, como Charles Bovary, eu abria o espetáculo "Madame Bovary" a cada representação. (Lembra-se, Bibi?) Hoje, a casa está vazia e, paradoxalmente, habitada pela saudade e pela grande admiração e respeito que sempre devotei à Bibi Ferreira.


Hoje, mais perto da dobra da vida, vivendo a realidade atual, por vezes, sinto um nó na garganta; vontade danada de chorar provocada pela saudade dos companheiros da ribalta; do cheiro da maquiagem, das cortinas se abrindo e se fechando; dos aplausos das platéias; da doce e sadia boemia após cada espetáculo; e nesse imenso universo da saudade, a doce e inesquecível imagem da grande dama do teatro brasileiro engastada na minha memória: a encantada Bibi Ferreira!

 

Bibi Ferreira e Jorge Nepomuceno em "Madame Bovary".

Fotos gentilmente cedidas por Munir Zalaf (Jorge Nepomuceno)

Homepage: http://m.zalaf.sites.uol.com.br/

 

 

 

 

 

Os elementos que decoram esta página foram criados por Angela.